Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

OAB/RJ PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PROCESSO ELETRÔNICO



Aula do prof. Bruno Aronne 


  A Ordem dos Advogados do Brasil/RJ realizou no último dia 09 de abril em sua sede na Avenida Marechal Câmara, no Centro do Rio, um curso de capacitação em Certificação Digital e Processo Eletrônico, preparando os advogados para o novo modelo de atos processuais que está sendo implantado pelo Conselho Nacional de Justiça.

   O Presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, abriu com um discurso o evento que contou com aproxidamente 400 advogados e teve transmissão direta pela TV OAB, apresentando aulas dos professores: Ana Amélia Menna Barreto (Presidente da Comissão de Direito e TI); Alexandre Mattos (Primeiro-secretário da Comissão de Direito e TI) e Bruno Aronne (Membro da Comissão de Direito e TI).

  Brevemente, os advogados não irão mais peticionar através do papel. Todo o procedimento processual será eletrônico. Teoricamente, acabarão as filas nos cartórios; os advogados poderão protocolar uma petição até mesmo nos finais de semana, diretamente de casa; as pilhas de processos deixarão de existir, além de outras comodidades permitidas pela tecnologia.

   Mesmo assim, esse novo modelo não tem agradado a todos. Muitos advogados duvidam que possam contar 24 horas com uma conexão capaz de atender a demanda de todos com a mesma qualidade.

   A verdade é que o peticionamento eletrônico tende a ser um caminho sem volta, tudo em nome da celeridade processual e de uma justiça mais eficaz. Resta contar que os magistrados - aqueles para os quais serão direcionados todos os procedimentos eletrônicos, tenham a disposição de se manterem à frente de suas telas de computador lendo todas as demandas dos seus jurisdicionados sem que haja nenhuma queda no sistema.

   Pelo sim, pelo não, o melhor para os advogados, no momento, é aproveitar oportunidades como essa que vêm sendo oferecidas pela OAB/RJ para participação em cursos de capacitação sobre o assunto.



Profa. Ana Amélia Menna Barreto: explicando a Certificação
Digital.


Prof. Bruno Aronne - Membro da Comissão de Direito e TI: peticionamento
eletrônico na Justiça Federal.

Prof. Alexandre Mattos - Primeiro secretário da
Comissão de Direito e TI: peticionamento eletrônico no
STJ e TJRJ.
 
Entre os advogados participantes do evento encontravam-se os
 especialistas em Processo Civil Sandra Regina, Moisés M Monteiro,
Mariza Sinder Hergdorne e Sílvia Martins.


 
Dra. Sílvia Pavan, especialista em
Direito Imobilário: presente também 
ao Curso de Capacitação em Certificação
Eletrônica e Processo Eletrônico, promovido
pela OAB/RJ. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário